niveis de RAID
3.4. Níveis do RAID e Suporte Linear
O RAID suporta várias configurações, incluindo os níveis 0, 1, 4, 5 e linear. Estes tipos de RAID são definidos da seguinte maneira:
Nível 0 — O RAID nível 0, geralmente chamado de "striping," é uma técnica de mapeamento de dados "fatiados" (stripped) orientada para o desempenho. Isto significa que os dados sendo salvos no conjunto são quebrados em fatias e salvos ao longo dos discos membros do conjunto, permitindo o alto desempenho I/O a um custo essencialmente baixo, mas não provém redundância. A capacidade de armazenamento de um conjunto de nível 0 é igual à capacidade total dos discos membros de um Hardware RAID ou à capacidade total das partições pertencentes a um Software RAID.
Nível 1 — O RAID de nível 1, ou "mirroring," tem sido usado há mais tempo que qualquer outra forma de RAID. O nível 1 oferece redundância ao salvar os dados idênticos aos dados de cada disco membro do conjunto, deixando uma cópia "espelhada" (mirrored) em cada disco. O mirroring continua popular devido sua simplicidade e alto nível de disponibilidade dos dados. O nível 1 opera com dois ou mais discos que podem usar acesso paralelo para altas taxas de transferência de dados ao acessá-los, mas normalmente operam independentemente para oferecer altas taxas de transações I/O. O nível 1 oferece alta confiabilidade de dados e melhora o desempenho de aplicações intensamente usadas para acessar dados, porém a um custo relativamente alto. [1] A capacidade de armazenamento do conjunto de nível 1 é igual à capacidade de um dos discos espelhados em um Hardware RAID ou à capacidade de uma das partições espelhadas em um Software RAID.
Nível 4 — O nível 4 usa paridade [2] concentratada em um único disco para proteger os dados. É mais indicado para as transaçõesI/O do que para transferências de arquivos pesados. Como o disco de