primavera arabe
FACULDADE IDEAL
PRIMAVERA ÁRABE
BELÉM-PA
2014
Introdução.
A primavera árabe foi uma manifestação popular no final de 2010 que proporcionou grandes repercussões no mundo, e no cenário político. Apesar do nome sugestivo não aconteceu na primavera, faz uma analogia a Primavera de Praga de 1968, foi marcada por grandes revoltas em busca dos direitos fundamentais do qual uma sociedade necessita para sobrevive, como melhores condições de trabalho, de vida, democracia e etc. Ocorreu no Oriente Médio e mais especificamente com inicio no norte de África na Tunísia. Estas manifestações mostram a força do povo para a escolha de seus governantes, uma virtú que segundo Maquiavel, é a capacidade de homem realizar mudanças,haja vista que numa democracia desejada, o seu representante é escolhido pelo povo para o povo.
Houve revoluções na Tunísia e Egito, uma guerra civil na Líbia, grandes protestos na Argélia, Bahrein, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iêmen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Marrocos, Arábia Saudita e Sudão. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil e o uso de mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por parte destes Estados. (TAHA, 2013)
Breve histórico sobre a Primavera Árabe.
A Primavera Árabe foi um dos maiores movimentos de protestos popular dos últimos temposiniciou-seno final de 2010, mais especificamente no norte da África na Tunísia. Segundo relatos o fato que impulsionou as manifestações naquele ano, foi o ato de um jovem tunisiano chamado Mohamed Bouazizinuma atitude desesperada,revoltado com a sua situação financeira, e a repressão do governo ditador,pôs fogo em seu próprio corpo, como forma de protesto, por melhores condições de vida, trabalho e liberdade, ou seja, pela democracia. A partir deste ato a população se revoltou e os