1. Fundamentação Teórica
1.1 Desenvolvimento de uma coleção de moda
Segundo Bruna Galdino.. Para dar início em uma coleção de moda é feito uma pesquisa referencial, ou seja, busca-se por tudo que pode se tornar referência para criação, como arte, música, história, literatura, arquitetura, cinema, tecnologia e etc. Após isso, a coleção vai surgindo através de combinações entre silhuetas, cores, tecidos, materiais e o toque característico do designer. Mas o processo de desenvolvimento de uma coleção não tem receita e nem mesmo acontece de forma linear. Dessa forma, nem todos os profissionais seguem o mesmo caminho. Ao desenvolver uma coleção, o designer começa se alimentando de referências para a criação de um conceito de criação e desenvolvimento do briefing. Normalmente se faz um painel referencial, conhecido também por moodboard, que serve tanto para a colagem de ideias e referências do projeto, como também para amostras de tecidos e aviamentos, cores, croquis e possíveis elementos que possam ser peças-chaves para a coleção.
Exemplos de Moodboard A partir disso, o designer pode começar a fazer seus primeiros esboços, até concretizá-los em seus croquis finais e seus desenhos técnicos. Em seguida, é dado início aos primeiros moldes e moulages¹ para a execução da peça piloto, para isso costuma-se fazer uso de uma modelo de prova onde são feitos ajustes e verificações. Então as primeiras ideias vão se materializando até a produção final da coleção em grande escala.
Modelagem e Moulage Depois do processo de desenvolvimento da coleção chega a hora de apresentá-la. A maioria das coleções são apresentadas ao público por meio de desfiles, porque esse é o método tradicional usado em todas capitais da moda. No entanto, muitos designers e marcas estão optando por mostrar seus trabalhos de uma forma alternativa, por meio de uma instalação ou até mesmo online.
Passarela do desfile da Chanel
1.2 A importância do projeto