Resumo dimanicas demograficas
526 palavras
3 páginas
ResumoDinâmicas Demográficas é o crescimento populacional de uma determinada região. Dinâmica demográfica será o estudo dos números e tipos de culturas existentes no país. No caso, o estudo dos costumes dos negros e dos brancos, em quantidade por etnia.
Matrizes culturais do Brasil nada mais são do que a cultura de outros povos que se relacionaram conosco formando a nossa cultura.
Temos influencia africana, japonesa, a dos índios dos portugueses.
As dinâmicas demográficas estabelecem, inevitavelmente, profundas alterações nas estruturas económicas, sociais e espaciais das regiões, face às suas implicações nas formas de ocupação e transformação do espaço e nos conflitos que se desenvolvem entre os diversos grupos, atividades e o meio que lhes serve de suporte. Assim, a população assume um duplo protagonismo no território, podendo ser concebida, por um lado, como um a gente que organiza e transforma o espaço, com base nos seus bens materiais e imateriais e, por outro, como recurso desse mesmo espaço, que acaba por completar e dar conteúdo geográfico. As matrizes naturais do Brasil ocorreu através de vários grupos étnicos. A principio o índio o Europeu e o Negro. Possuem traços naturais que se assemelham a idiomas, costumes, maneira de pensar, sentir e agir. Formando assim uma nova cultura. Quando portugueses chegaram aqui a terra já era povoada por índios, após povoar o Brasil com Europeus, inicia a chegada de negros africanos. E hoje temos essa mistura de cultura e origens formando uma só cultura. Nos últimos decênios, a dinâmica demográfica brasileira apresentou importantes mudanças envolvendo suas principais variáveis: fecundidade, natalidade e migrações. A redução da fecundidade e da natalidade trouxe implicações a estrutura etária e ocupacional. Em decorrência o País passou a apresentar um novo perfil populacional marcado pela desaceleração do crescimento demográfico e pela preponderância da população adulta, com aumento do contingente de idosos. Neste