Resistores e lei de ohm
Entendem-se como resistor, elementos condutores de corrente elétrica que possuem a função básica de fazer a transformação de energia elétrica em energia térmica. Além disso, os resistores também funcionam como reguladores de corrente elétrica e produção da queda de tensão. Em sua casa, você conhece muito bem quais objetos trabalham basicamente nessa transformação de energia elétrica em energia térmica, são eles: ferro de passar, chuveiro elétrico, estufa, sanduicheira e etc.
A resistência elétrica é uma grandeza que depende diretamente da temperatura em que o condutor se encontra.
Após fazer alguns experimentos e cálculos, Georg Simon Ohm conseguiu formular uma lei que é respeitada por alguns tipos de resistores. Tal lei é denominada Lei de Ohm e tais resistores que a respeitam são chamados de resistores ôhmicos.
A lei de Ohm diz o seguinte:
Quando um condutor se encontra a uma temperatura que não varia no decorrer do tempo, se considerarmos dois pontos diferentes nesse condutor, a divisão da tensão elétrica pela corrente elétrica que passa pelo condutor é sempre constante. Essa constante é o que se denomina resistência ôhmica elétrica. Graficamente isso pode ser verificado por:
Onde: U = tensão elétrica
R = resistência elétrica ôhmica
i = corrente elétrica
Θ = ângulo de inclinação da reta
Vale lembrar que a resistência é ôhmica apenas quando essa divisão for Constante.
De uma forma mais prática e matemática, a Lei de ohm diz:
Em homenagem a Georg Simon Ohm a unidade que mede a resistência é o ohm simbolizado pela letra grega Ω.
A energia transformada em calor por unidade de tempo é denominada potência dissipada pelo resistor. Associado à