Ps saude FINAL
No presente trabalho iremo-nos debruçar acerca da história da Saúde Mental, o seu surgimento, as formas de intervenção e a relação entre a psicologia de Saúde e a Saúde Mental, assumindo que as doenças mentais foram muitas vezes atribuídas ao castigo dos deuses, a possessões demoníacas, bem como maus espíritos e estas explicações procuravam-se junto dos que baseavam se em conhecimentos e práticas ancestrais, muito enraizadas na cultura das populações, iam aliviando o sofrimento e satisfazendo as suas mais prementes necessidades de saúde. Até hoje, em sociedades ditas desenvolvidas, globalizadas continua a coexistir essa mistura de interpretações em torno da doença mental: almas penadas, espíritos, possessão demoníaca, mau-olhado, pragas, coisas ruins, feitiçarias, a falta de realização de cultos aos antepassados.
A saúde, a doença e os processos de cura são construções sociais, resultantes de um processo complexo que integra factores biológicos, socioeconómicos, culturais, psicossociais e religiosos, que permeiam o contexto da história de vida das pessoas e exercem uma influência profunda nas atitudes face a doença e aos processos de cura;
A doença Mental foi percepcionada e interpretada de forma muito diversa ao longo da história; durante muito tempo era explicada através de paradigmas pré-científicos; metafísicos e mágico- religiosa.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) Saúde Mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações stressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva.
1. Conceitos 1.1 Saúde
Segundo a OMS, Saúde é o complete estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
1.2 Psicologia de Saúde
Matarrazo define a psicologia de saúde: como aquela que agrega o conhecimento educacional e profissional da disciplina de psicologia para utiliza-lo na promoção e na manutenção