Trabalho De Oficina
Escola Estadual Marechal Castelo Branco
Professora: Claudia Azevedo
Alunas: Elizene, Mayla, Nathalia Patrícia e Nathalya Carvalho.
Turma: 826
Pesquisa sobre o tabagismo
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco e é classificado como uma doença do grupo dos transtornos mentais e comportamentais em decorrência do uso de substância psicoativa (nicotina).
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina.
Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína , heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.
Substâncias Nocivas
A fumaça produzida pelo consumo do tabaco contém mais de 4.700 substâncias tóxicas como a já citada nicotina e também o monóxido de carbono e o alcatrão.
O monóxido de carbono (CO), extremamente tóxico, é o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis. Liga-se facilmente aos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio, dificultando a oxigenação do sangue. Já o alcatrão é constituído por diversas substâncias que causam o câncer, como arsênio, acetona, resíduos de agrotóxicos, naftalina, substâncias radioativas e até fósforo P4/P6, usado na fabricação de veneno para ratos.
O tabagismo está relacionado a cerca de 50 doenças diferentes, provocadas pelas substâncias presentes na fumaça do tabaco. A nicotina, por exemplo, aumenta a liberação de substâncias que causam vasoconstrição e, consequentemente, causa hipertensão arterial. No aparelho digestivo, ela estimula a produção de ácido clorídrico, o que pode causar úlceras. No pulmão, colabora para o desenvolvimento de enfisema pulmonar e bronquite crônica, doenças que