Trabalho gaba
Introdução
Objetivo
-Tipos de neurotransmissores
-Tipos (excitatório ou inibitório)
-Regiões onde atua.
-Tipos de receptores (Inotrópico ou metabotropico)
-Sínteses e degradação
-Problemas gerados por excesso e/ou falta.
GABA
HISTAMINA
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
KEITYWITINEY TEIXEIRA DE ARAUJO
GABA E HISTAMINA
MACEIÓ-AL
23/04/2015
INTRODUÇÃO
Neurotransmissores são liberados na fenda sináptica e captados por terminais pós-sinápticos (por meio de receptores localizados na membrana póssináptica) quando da passagem do impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica. De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós-sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.
Isso ocorre com mais de 40 substancias neurotransmissoras importantes como:acetilcolina,norepenifrina,epenifrina,glicina,serotonina,glutamato,acido gama-aminobutirico(Gaba) e histamina.
GABA
É o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central,desempenha um papel importante na regulação da excitabilidade neuronal ao longo de todo o sistema nervoso. Nos seres humanos, o GABA também é diretamente responsável pela regulação do tônus muscular.
Neurotransmissor o GABA atua em sinapses inibitórias no cérebro através da ligação aos receptores específicos transmembranares na membrana plasmática de ambos os neurônios, pré e pós-sináptico, em processos neuronais. Essa ligação provoca a abertura de canais iônicos para permitir o influxo de íons de carga negativa como os íons cloreto na célula ou íons potássio carregados positivamente para fora da célula. Esta ação resulta numa mudança negativa no potencial transmembrana, normalmente causando hiperpolarização.
Atualmente são conhecidas três classes de receptores
GABA: GABAA e GABAC, que são receptores ionotrópicos, e GABAB, receptor metabotrópico, um receptor ligado a