Prós e contras do movimento iluminista
Assunto: Prós e contras do movimento Iluminista
Prós e contras do movimento Iluminista
O movimento Iluminista surge na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Sendo assim há ganhos vindos das novas “descobertas” e perdas do que se deixou para trás com as mudanças.
A Idade Média foi marcada pelo teocentrismo, não podia se contrariar a tradição que era tomada como plena verdade e todo foco era em cima do espiritual, do subjetivo. Agora com a transição para a Idade Moderna, é a passagem de um conhecimento abstrato sobrenatural para um conhecimento racional e experiencial, ou seja, o pensamento começa a tomar um rumo científico e não vale mais somente a tradição, não importa quem pensa ou diz ser detentor da verdade, o conhecimento válido agora é o que se pode provar, que seja racional, empírico e visando também a sua utilidade. Ou seja, a reflexão é no método e não mais no filosófico, a busca de evidências concretas através de métodos científicos. Idade essa agora então marcada pelo antropocentrismo, pelo conhecimento objetivo, pela individualidade, singularidade, expressividade irrestrita, liberdade, independência, imparcialidade da ciência e a busca para neutralizar a subjetividade empírica.
O que antes era um pensamento reprimido pelos dogmas religiosos, agora é “iluminado”, libertando assim o homem para pensar livremente. Ou reduzindo o mesmo ao objetivismo, perdendo com o tempo a sua subjetividade, para se tornar sempre o mais objetivo e científico possível. Transformando o homem em uma máquina racional. Advindo do Iluminismo e seu pensamento natural é que vêm as matrizes cientificistas. Essas matrizes visavam saber o que nós temos de igual com os animais, ou seja, o que caracteriza o sujeito são as mesmas regras que caracterizam os outros seres vivos.
E por essa visão objetivista que reduz o subjetivismo do sujeito e até o exclui, não seria possível se tomar a psicologia como uma ciência. Já que ela se