Aquecimento global e camanda de ozonio

1240 palavras 5 páginas
FAI – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CARINA FLAUZINO ALVES
FELIPE SIQUEIRA DE FREITAS
LEIDIANE RODRIGUES ARAÚJO
MONIQUE DE SOUZA FARIA
SANDRA BORGES LEMES

GESTÃO AMBIENTAL
AQUECIMENTO GLOBAL E A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Trabalho realizado pelos alunos do 3º A do curso de Administração da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, por meio da disciplina Gestão Ambiental, ministrado pela professora Sônia Regina Pereira F. Barros.

SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG 2013
AQUECIMENTO GLOBAL E A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Um gás chamado ozônio (O³), está em volta da terra e protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Situada na estratosfera, a camada de ozônio é um filtro a favor da vida. Na lista dos produtos danosos à camada de ozônio estão os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO², produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, porém, nada se compara ao grupo de gases chamados clorofluorcarbonos. Os CFCs estão entre os gases que mais contribuem para o aquecimento global e várias substâncias químicas quando reagem com o ozônio acabam destruindo-o.

Depois de liberados no ar, levam cerca de 8 anos para chegarem a atmosfera onde atingidos pela radiação ultra violeta se desintegram liberando o cloro nele existente, por sua vez o cloro reage com o ozônio e é transformado em oxigênio (CO²). Uma única molécula de CFC destrói 100 mil moléculas de ozônio, e o oxigênio não é capaz de proteger todo o planeta desses raios ultravioletas. A quebra dos gases é tão danosa ao processo natural de formação do ozônio que quando esses gases se fragmentam é liberado, um átomo que reage com o ozônio, resultando uma formação de moléculas de cloro.

A camada de ozônio é como se fosse uma capa

Relacionados