Prévia Crianças e Adolescente HIV/AIDS
Neste capítulo aborda-se a história da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), a partir da questão do diagnóstico da infecção pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), bem como o surgimento no Brasil tornou-se um marco na história da humanidade, conforme informações do Ministério da Saúde pelo Departamento de DST/AIDS apresentam-se algumas trajetórias durante esses anos e sua evolução, especificamente do ano de 1978 á 2013.
A epidemia da infecção pelo HIV e da AIDS representa fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, entre outros determinantes, do comportamento humano individual e coletivo.
Discorre-se também sobre os primeiros casos diagnosticados no Brasil, a transmissão da doença, como o vírus ataca o organismo, pesquisas/métodos de tratamentos, até o aspecto em referência de criança e adolescente, a relação intrafamiliar, que se faz de extrema importância quanto à origem de identificar o melhor momento e a forma de contar a soropositividade a estas. Pois atualmente, é consenso entre os profissionais de saúde que a criança deve saber da infecção o quanto antes. O objetivo é chegar à adolescência consciente da doença, das suas responsabilidades, deveres e de todos os seus direitos.
1.1 Os Primeiros Casos Diagnosticados No Brasil
Muitas teorias foram levantadas a princípio a respeito do surgimento da AIDS, contudo, a mais aceita e concreta até hoje é de que a doença começou no macaco verde originário da África do Sul. Chegou-se a esta conclusão, depois de ser encontrado neste primata o vírus da imunodeficiência símia (SIV), semelhante ao HIV, que é considerado o vírus causador da AIDS. Como esses animais serviam de alimento para algumas tribos, acredita-se que desta forma tenha ocorrido o contágio do ser humano. O vírus no seu hospedeiro natural não causa problema algum, mas no ser humano, o vírus sofreu mutação e o seu efeito foi