Doenças Crônicas
Definição
Doença Crônica é uma doença que não é tratada num curto tempo, ela não põe em risco vida da pessoa em curto prazo, logo não são emergências médicas. No entanto elas podem ser extremamente sérias, e várias Doenças Crônicas podem levar a morte.
As Doenças Crônicas são doenças de evolução prolongada, permanentes, para as quais, na maioria dos casos não existe cura, afetando negativamente a saúde, funcionalidade do doente, tornando-se assim um agravante no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. No entanto, os seus efeitos podem ser controlados, melhorando a qualidade de vida destes doentes.
Segundo a OMS Doenças Crônicas são doenças que têm uma ou mais das seguintes características: são permanentes, produzem incapacidade/deficiências residuais, são causadas por alterações patológicas irreversíveis, exigem uma formação especial do doente para a reabilitação, ou podem exigir longos períodos de supervisão, observação ou cuidados.
Outra definição seria a de THOMPSON & GUSTAFSON, (1996), em que a doença crônica é definida como uma condição que dura por um período de tempo considerável ou tem sequela que persiste por um período substancial e/ou persiste por mais de três meses em um ano ou necessita de um período de hospitalizações contínuas para mais do que um mês.
No histórico da doença crônica existem três fases: a fase de crise, caracterizada pelo período sintomático até o início do tratamento, ocorrendo uma desestruturação na vida da criança/adolescente e família; a fase crônica, marcada pela constância, progressão e remissão do quadro de sinais e sintomas, quando a criança/adolescente e família procuram dar autonomia e reestruturação às suas vidas, e a fase terminal, abrangendo desde o momento em que a morte parece inevitável, até a morte propriamente dita.
Em alguns casos, as doenças crônicas no seu inicio são assintomáticas (o portador não possui nenhum sintoma), mas quando se manifestam, as crises podem ser intensas, dolorosas e