PRÉ- RELATÓRIO SOBRE DIFUSÃO GASOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
ALUNA:
PROFESSORA:
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
PRÉ- RELATÓRIO SOBRE DIFUSÃO GASOSA
Campina Grande-PB,
2014.
1- Diga corretamente o que entende por difusão. E o que é urânio enriquecido? E como é o processo de obtenção? Quais as aplicações deste urânio?
Difusão é a passagem de uma substância através de outra. Para os gases, este é um processo relativamente veloz, se comparado com os estados líquidos e sólidos.
Urânio enriquecido é o urânio cujo teor de 235U (urânio-235) foi aumentado, através de um processo de separação de isótopos. O urânio encontrado na natureza, sob a forma de dióxido de urânio (UO2), contém 99,284% do isótopo 238U ; apenas 0,711% do seu peso é representado pelo isótopo 235U. Porém o 235U é o único isótopo existente físsil na natureza em proporções significativas.
O processo de enriquecimento (ou separação de 235Ou) aplica-se depois de ter separado o urânio das impurezas por meios químicos. No método historicamente utilizado a escala industrial, a difusão gasosa, o urânio encontra-se em forma de hexafluoreto de urânio. Depois do enriquecimento, o hexafluoreto de urânio é transformado em plantas químicas especiais em dióxido de urânio, material cerâmico que se utiliza finalmente como combustível no reatores nucleares.
Mas a principal utilidade do urânio enriquecido é gerar energia elétrica. Alguns gramas de urânio enriquecido fornecem energia equivalente à da queima de toneladas de carvão ou de milhões de litros de gasolina.
2- Citar alguns tipos de paredes porosas?
Dependendo da sua estrutura macroscópica as paredes podem ser classificadas em dois tipos principais:
Paredes que apresentam as estruturas dos microporos abertos; normalmente, estes filmes de separação são empregados em aplicações associadas à ultra- e microfiltração;