RESENHA
Dra. Eunice Maria Nascimento
Consultora Organizacional
INTRODUÇÃO
Na era dos relacionamentos o intercâmbio pessoal é fator relevante, pois, envolve ação e reação, reforçando a necessidade de um autoconhecimento profundo, um redescobrir as qualidades, revendo as potencialidades e limitações.
Fazendo investimento constante na elevação da auto-estima, utilizando assim os atributos pessoais inerentes a própria estrutura pessoal, sem perder de vista a relevância do processo de desenvolvimento do ser, que é constante, podendo galgar inúmeras posições e chegar patamares inesperados, bastando para isso acreditar e implementar seu sonhos e projetos de vida.
É preciso compreender e desenvolver a capacidade de negociar, entendendo que negociação e um processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e divergências de idéias, interesses e posições. Importa em comunicação efetiva, processo decisório compartilhado entre as partes e solução de conflitos.
Como funciona o processo de mudança e quais são seus fatores?
O processo de mudança tem início, mas não tem fim, ele é dinâmico e ao mesmo tempo contínuo e às vezes até uma questão de sobrevivência. Ou entra-se com ética e de forma harmoniosa nessa dança, ficando atento ao ritmo da música e à melodia, ou fica-se estagnado. A viabilidade e a velocidade dessa mudança dependerá de fatores tais como: maturidade; sensibilidade e capacidade de adaptação. Outros fatores são essenciais nesse processo, como:
o Conhecimento - o saber é a base do desenvolvimento. O saber não tem limites, é infinito. Acelerar, manter, retroalimentar esse saber, só se faz com
interesse, curiosidade, esforço; vontade de aprender; determinação para aprender a aprender; comprometimento com a busca da excelência, mostrando-se inclusive capacitado para compreender a vida em uma dimensão mais ampla.
o Habilidade - é a capacidade, inteligência;