ventilação mecanica basica saude
VENTILAÇÃO MECÂNICA
BÁSICA
Prof. Dr. Jorge Luis dos Santos Valiatti
Especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva.
Mestre pela Disciplina de Anestesiologia, Dor & Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina.
Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina.
Professor da Disciplina de Clínica Médica II da Faculdade de Medicina de Catanduva. SP.
Médico Supervisor da UTI do Hospital Escola Padre Albino e da UTI do Hospital Escola
Emílio Carlos.
Faculdade de Medicina de Catanduva. SP.
OBS: Parte deste material foi cedido pelo autor a AMIB e faz parte material do Curso de Revisão para a Prova do Título de Especialista em Medicina Intensiva
1
PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com
2
Introdução
A ventilação mecânica seguramente é um dos procedimentos médicos mais utilizados na atualidade tanto no ambiente hospitalar como no extra-hospitalar Anualmente milhares de pessoas se beneficiam desta técnica quer nas Unidades de Terapia Intensiva, nas Emergências Médicas, no Centro Cirúrgico, nas Unidades de Resgate e mais recentemente no Ambiente Domiciliar.
Testemunhamos nestas últimas duas décadas um enorme desenvolvimento científico e tecnológico. Inicialmente dispúnhamos apenas de respiradores ditos pressométricos representados pelos BIRDS que embora hoje considerados obsoletos salvaram e salvam milhares de vidas no mundo todo. Estes equipamentos têm como principais limitações à impossibilidade de oferecer um volume corrente estável, ausência de PEEP e ausência de alarmes.
Uma segunda geração de ventiladores, ditos volumétricos, eletrônicos, surgiram a partir dos anos oitenta. Nestes equipamentos a introdução de geradores de fluxo contínuo, além de transdutores de fluxo e pressão permitiram surgimento de novas técnicas ventilatórias, incluindo ventilação controlada a volume (VCV), ventilação mandatória intermitente