Pré-registro em todo estado
Aprioristicamente, cabe ressaltar que esse novo passo a ser dado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no dia 08 de março de 2012 (disponibilização do pré-registro na web em todo o Estado), é uma das facilidades para a população pelo programa DEDIC.
O Programa DEDIC (Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão) tem como objetivo central adequar as práticas de polícia investigativa aos hábitos e às demandas da sociedade, promovendo melhores resultados nas investigações, mais transparência e a maior integração entre o agente policial do Estado e a sociedade.
Ele permite aos cidadãos preencherem um pré-registro de ocorrência pela internet, possibilitando o agendamento (dia e hora) da sua ida à delegacia legal de sua escolha, a fim de confirmar e validar os fatos declarados pelo comunicante/vítima, dando mais conforto e qualidade de atendimento.
Assim, ao fazer um pré-registro de ocorrência pela internet, o cidadão recebe um email de confirmação, dizendo se o ato declarado pelo comunicante/vítima foi ou não um caso de polícia e, a partir daí, são fornecidas as orientações corretas para os procedimentos a serem adotados, mesmo se não tiver ocorrido nenhum delito.
O modo tradicional de se registrar uma ocorrência, indo diretamente a uma Delegacia, ainda continua em funcionamento. Portanto, agora, a população passou a ter mais opções de realizar um registro de ocorrência.
Ainda dentro da perspectiva do programa DEDIC, existe também a realização de uma pesquisa de opinião com as vítimas atendidas pelo programa por meio de um questionário de avaliação feito por telefone. O objetivo é avaliar os resultados alcançados e monitorar o andamento do programa, enfatizando a percepção da qualidade no atendimento prestado e a valoração da confiança do cidadão junto à Polícia Civil. Este questionário é realizado pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos, ligado,