Psicologia pre-natal
As condições ambientais favoráveis no momento do nascimento contribuem para as seguintes circunstâncias: uma sintonia entre a mãe e o bebê durante todo o período do trabalho de parto - parto natural, o que por sua vez implica uma postura participante, não dopada, da mãe,desenvolvida por ela durante a gravidez por meio de um preparo adequado; uma sala de parto sem luz excessiva ou ruídos,o cordão umbilical ser cortado somente depois de ter cessado o seu pulsar,quando o bebê já estiver sobre o corpo de sua mãe num contrato com ela de pele-a-pele. Por isso se tem a grande importância e delicadeza com essas condições e sentimentos presentes no recém-nascido.
A psicologia pré-natal é o estudo do comportamento e do desenvolvimento,tanto evolutivo como psico-afetivo-emocional do individuo,no período anterior ao seu nascimento. O conhecimento da psicologia pré-natal é importante tanto para a psicologia evolutiva tanto para a psicanálise, cujo objeto primordial de estudo é o inconsciente.
O livro de Lennart Nilson,traz impressionantes registros fotográficos de cada estagio do processo da criação do ser humano.Tudo o que ocorre com o ser,desde os primórdios de sua existência biológica,tem registro e este registro é feito por meio de uma memória celular,está guardado nos nossos arquivos de memória,uma espécie de banco de dados inconsciente.
O período de nove meses que vai da concepção ao nascimento,antes oculto e misterioso,agora cada vez mais iluminado pela ciência tem-nos revelado a presença de sinais de comportamento inteligente a partir do inicio do período gestacional.
O temperamento é o conjunto de disposições biológicas e psicológicas do individuo que determina o seu caráter. O caráter,por sua vez,é o modo próprio de que é dotado determinado individuo para reagir. E a personalidade é o conjunto de modos próprios do ser,de se comportar,de reagir e de se sentir que determinado individuo tem o que o diferenciam de outros indivíduos.