O que é psicologia pré-natal
A autora do livro O que é Psicologia Pré-natal? Tem por titulo uma pergunta cuja resposta é fundamental para a compreensão do conteúdo abordado por ela. A Psicologia pré-natal estuda o comportamento e desenvolvimento, tanto evolutivo como psico-afetivo-emocional, do individuo no período anterior ao seu nascimento. A importância da psicologia pré-natal consiste em que todos os fatos ocorridos com o ser antes nascer recebem o registro mnêmico e que esse registro está guardado no subconsciente e que todas as experiências que o ser no período pré-natal tiver, irão fazer parte da sua bagagem inconsciente. Ela surgiu quando se descobriu a existência de traumas pré e perinatais pelo pesquisador Frédérick Leboyer em 1970.
Logo na introdução, a autora chama a atenção para um estado chamado “Estado de alerta tranquilo.” Que é fundamental para o desenvolvimento posterior ao nascimento do bebê por ser um estado de consciência quando as condições ambientais são favoráveis para este recém-nascido. Outro fator importante é que o recém-nascido procura estabelecer uma comunicação com quem o segura e do ambiente através do olhar. O bebê estará sempre receptivo, procurando se comunicar, reagindo e se adaptando ao novo meio ambiente. O choro também é um meio de comunicação que avisa quando o bebê precisa de algo, mas o que mais me chamou a atenção foi a descoberta de que os recém nascidos podem enxergar, sendo capazes de reconhecer o rosto de sua mãe e também que eles tem o instinto de ir se arrastando em direção ao peito materno para mamar e conseguem imitar expressões faciais nos primeiros instantes da sua vida.
Outro ponto importante que a autora aborda enriquecendo ainda mais sua pesquisa é incluir a parte biológica do desenvolvimento do bebê. Ela afirma que "tudo o que ocorre com o ser, desde os primórdios de sua existência biológica tem registro feitos por uma memoria celular e está guardado no arquivo da memoria do