Anatomia
Já nos questionamos muitas vezes sobre a constituição sanguínea (do que é formado?, Quais são os componentes presentes no sangue? Como se define a tipagem sanguínea?). O sangue possuí várias funções dentre elas é o transportador da hemoglobina, que leva oxigênio para as células, transportador de glicose (fonte principal de energia para as células). Neste trabalho explicaremos a importância do sangue, como se definem as tipagens sanguíneas, fator Rh, e as principais patologias que podem estar presentes no sangue.
2. CONSTITUIÇÃO SANGUÍNEA
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados, é produzido na medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, metabólitos, oxigênio e gás carbônico. Ele é constituído por 34% de células que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas no plasma (parte líquida) que corresponde a 66% e tem função de transporte. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que tem função imunológica (defesa do organismo) e se classificam em: neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, linfócitos, onde cada um possuí sua função específica; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico (realizam a “respiração” celular); e plaquetas que tem como função a coagulação sanguínea.
3. GRUPO ABO E FATOR RH
Glóbulos vermelhos (hemácias) têm marcadores ou antígenos na superfície das células. Os dois principais antígenos ou identificadores de superfície sobre os glóbulos vermelhos humanos são os antígenos A e B. O sangue é agrupado de acordo com a presença ou ausência desses antígenos. Pessoas cujas células vermelhas do sangue têm antígenos A são considerados grupo sanguíneo A, aqueles com antígenos B são do grupo B, aqueles com ambos os antígenos A e B são