O método pilates e reeducação postural: uma proposta de intervenção na saúde do idoso
O Método Pilates e a Reeducação Postural: Uma Proposta de Intervenção na Saúde do Idoso, é o tema desse projeto, que fundamenta-se no subseqüente problema: Como o Método Pilates pode Intervir na Reeducação Postural do Idoso?
Mitsuichi e Martins (2004) afirmam que em meio às condições causadoras de incapacidade que podem cooperar para um declínio da qualidade de vida na população idosa toma evidência a instabilidade postural.
Aprofundar os conhecimentos já existentes, além de atualizar os profissionais e acadêmicos da área da saúde a cerca das possíveis alterações, que o indivíduo ao encaminhar-se à terceira idade possa a vir apresentar é um dos objetivos desse estudo, que por meio de uma pesquisa de campo enfatizará aspectos referentes à postura e técnicas - do método pilates - que possam influenciar na sua melhora.
Segundo Sacco et al (2005) embora atualmente muito utilizado e discutido, porém escasso na literatura científica, o método pilates foi levado para os Estados Unidos em 1923, pelo alemão Joseph Humbertus Pilates que instituiu uma cadeia de exercícios baseados nos movimentos progressivos sendo o corpo capaz de executá-los e passou a ser disseminado entre os brasileiros durante a década de 90.
Partindo desse pressuposto torna-se necessário identificar se realmente há contribuição do método pilates na reeducação postural do idoso, já que existem relatos no qual, o mesmo fortalece e tonifica os músculos por meio de exercícios específicos e ao realizá-los existe uma melhora tanto postural quanto na flexibilidade e equilíbrio corporal no indivíduo que apresente ou não, alguma patologia. Será verificado então, se houve melhora do alinhamento postural dos idosos após intervenção com exercícios do método pilates ponderando ainda, a ação do mesmo quanto à evolução do equilíbrio do grupo em questão.
Para ratificar tais informações, ao longo desse estudo serão transcritos dados retirados de algumas obras de estudiosos, como: