Pré- projeto - marketing cultural
Faculdade de Economia Administração e Atuárias
Departamento de Administração
Marketing Cultural: um estudo sobre a produção cultural patrocinada por empresas do setor privado por meio das leis de incentivo
Aluna:
Fernanda Silva Maciel(RA. 00041826)
7°. Sem. Administração
São Paulo, 18 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO 02
2. JUSTIFICATIVA 05
3. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO 08 4. REFERENCIAL TEÓRICO 09
4.1. Desvendando o conceito de cultura 09
4.2. O que afinal é marketing cultural? 10
4.3. Como funcionam as leis de incentivo à cultura? 12 5. METODOLOGIA 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. Introdução
Nos últimos tempos e na busca por uma maior identificação com o consumidor a cultura começou a fazer parte do vocabulário do mundo corporativo, muitas empresas vêm optando por patrocinar e investir em produção cultural impulsionadas pela presença cada vez mais marcante das leis de incentivo à cultura, existentes nos âmbitos federal, estadual e municipal, por esse motivo muitas empresas passaram a incluir a cultura como item estratégico para o seu posicionamento de mercado.
A produção, distribuição e consumo de bens e serviços que conformam o sistema de produção cultural se tornou estratégica para o desenvolvimento das nações, na medida em que estas atividades movimentam uma cadeia produtiva em expansão, contribuindo para a geração de emprego e renda.
Embora pareçam conflitantes, os campos de interesse do marketing e da cultura estão cada vez mais relacionados. Além das tradicionais atividades culturais, como literatura, artes visuais, teatro, música, dança audiovisual, arquitetura e artesanato, as indústrias criativas também abarcam outros setores como moda, designer, marketing e propaganda, decoração, esportes, turismo, aparelhos eletrônicos, tecnologia, telefonia, internet, brinquedos e jogos eletrônicos. (Reis, 2007).
Na relação entre cultura e