Grand canyon
Surgimento do Grand Canyon
O Grand Canyon é um enorme desfiladeiro esculpido ao longo de vários milhões de anos pelo Rio Colorado. O Grand Canyon tem uma diferença de altitude de quase 2130 metros, desde Point Imperial até às margens do Lago Mead. O próprio desfiladeiro tem, desde o rio até ao topo, mais de 1600 m de altura. Em locais onde as camadas de rocha estão expostas pode-se observar os mais de dois biliões de história geológica do desfiladeiro.
O enorme desfiladeiro inclui várias áreas diferentes , das quais a mais famosa é o Parque Nacional do Grand Canyon , que, por sua vez, está dividido em duas grandes áreas: o remoto North Rim e o mais acessível South Rim . Para além destas zonas, no extremo sudoeste do desfiladeiro existem duas reservas indígenas: a Reserva Indígena de Havasupai e a Reserva Indígena de Hualapai. Todas as áreas do desfiladeiro tem infra-estruturas para receber visitantes, mas o parque nacional, e principalmente o lado sul, é, de longe, a área mais popular e melhor equipada para receber os milhões de visitantes anuais.
Ao longo do último século, centenas de autores descreveram a enorme paisagem que é o Grand Canyon. Muitas vezes, as palavras não conseguem transmitir adequadamente o sentimento de admiração e maravilha que muitos visitantes sentem. O presidente americano Theodore Roosevelt afirmou certa vez: "O Grand Canyon enche-me de admiração. Não tem comparação possível — não tem descrição possível; absolutamente inigualável em qualquer parte do mundo."
Existem, obviamente, outros desfiladeiros no planeta: alguns são mais compridos, outros mais largos, e alguns são até mais profundos. Os visitantes ficam muitas vezes surpreendidos por o Grand Canyon não ter nenhum recorde de tamanho. É, no entanto, considerado pela maior parte das pessoas como "o" desfiladeiro. "Como se não existisse mais nenhum acidente topográfico na face da terra", escreveu Edward Abbey.
Geologicamente o