Práticas sociais
COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO
Responsabilidade Social Empresarial
Juazeiro – 2012
Responsabilidade Social empresarial
Existem inúmeros conceitos sobre responsabilidade social, mas tais tem como foco que as empresas e pessoas nela envolvidas admitam um caráter ético que reflita no social. Com a diversidade de conceitos, não significa que um anule ao outro, e sim, que se somem. Afim de melhor esclarecimento sobre o que é ter realmente uma responsabilidade social.
Logicamente não são todas as empresas que são dispostas a ter responsabilidade social, a maioria delas está voltada para somente o seu lucro. Pois, nem sempre é viável para os custos aderir trabalhos sociais. Mas, como já foi dito, o conceito de responsabilidade social é muito abrangente e tem como cada empresa adotar algum dos conceitos para si. Muitas empresas aderem trabalhos sociais pelo “Marketing bom” que se resulta, o que teria que ser feito por consciência é feito,para que de alguma forma boa, resulte em melhores saldos econômicos para tais.
Um dos conceitos é quando se fala que exercício de consciência ecológica também é responsabilidade social, e para isso tem-se o exemplo da empresa Kibon, fabricante de picolé e sorvete. O material usado para a fabricação dos picolés é feito de madeira reflorestada, dito pelo fabricante que a cada árvore cortada plantam-se mais quatro. E todas as embalagens de picolé e potes de sorvete são recicláveis e a água usada nas fábricas é tratada pela própria empresa. Esse é um exemplo muito bom da responsabilidade em prol para a preservação do meio ambiente.
Melo Neto e Froes (2001) falam também da responsabilidade social como estratégia de integração social: [...] esse conceito parte do pressuposto de que o maior desafio histórico da nossa sociedade atual é o de criar condições para que se atinja a efetiva inclusão