Trabalho faculdade
Em outubro de 1987 na USP foi realizada uma reunião com pesquisadores da todo Brasil e também com vários órgãos, pesquisadores e a Embratel como representante do governo com o intuito de discutir a criação de uma rede nacional para uso nas universidades e também para pesquisa.
Em novembro de 1987 o Brasil participou do 6º International Networking Workshop realizado em Princeton, Estados Unidos.
Em setembro de 1988 o laboratório nacional de computação cientifica localizado no rio de janeiro consegue estabelecer conexão com a bitnet através de uma conexão de 9600 bps estabelecida na universidade de Maryland.
Em novembro de a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo liga-se a bitnet e a hepnet por meio de uma conexão de 4800 bps com o Fermi National Accelerator Laboratory em Chicago, Estados Unidos.
Em maio de 1989 a universidade do Rio de Janeiro também se liga a bitnet a 4800 bps por meio de uma conexão com a universidade de Califórnia em Los Angeles.
A Secretaria Especial de Informática do Ministério de Ciência e tecnologia defende o modelo de rede do tipo OSI.
Em julho de 1989 o Ibase coloca em operação o Alternex(primeiro serviço nacional de conferencia entre eletrônicos do pais).
Em setembro de 1989 a comunidade acadêmica com o apoio da CNPq cria a rede nacional de pesquisa.
Em 1990 a secretaria especial de informática é transformada em departamento de política de informática do ministério da ciência e tecnologia e tem seus poderes restringidos.
Em maio de 1990 o consorcio de entidades civis de diversos países incluindo o ibase funda a associação pra o progresso das comunicações.
Em setembro de 1990 elaborado um projeto para uma rede regional ligado a internet financiada pela fundação de amparo a pesquisa do Rio de Janeiro.
Em novembro de 1990 um membro da Coordinating Committee for Research