Estudo das reações
1.INTRODUÇÃO
Uma reação química é a transformação da matéria onde ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. É o processo onde uma substância é transformada em outra (ou outras). Envolve mudanças relacionadas à alteração nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na conversão do tipo de energia entre dois tipos de isômeros. Várias dessas reações químicas estão presentes diariamente em nossas vidas, a ferrugem e o fogo são alguns desses exemplos. A maneira de preparar a solução para a análise depende da natureza da amostra e do método a ser usado na determinação do constituinte desejado. Portanto, cada reação química tem suas condições próprias que devem ser satisfeitas para que seja possível obter a sua realização.
Essas reações podem ser representadas através de equações químicas ,que são formas abreviadas de descrever transformações químicas e as condições em que ocorrem, usando símbolos e números para descrever, respectivamente, os nomes e proporções das diferentes substâncias presentes numa reação química.
2. OBJETIVOS
Estudar as reações químicas em solução aquosa e observar evidências da ocorrência ou não da reação.
3.PARTE EXPERIMENTAL
3.1MATERIAIS:
Copo de Becker
Placa de petri
Funil de vidro
Papel de filtro dobrado
Tubo de ensaio
Conta gotas
Acido sulfúrico concentrado
Agua
Fenolftaleína
Metila
Hidróxido de sódio 1M
Cloreto de amônio
Nitrato de sódio
Cloreto de ferro 3
Acido clorídrico diluído
Nitrato de prata
Cloreto de prata
Acido clorídrico 1M
Aparas de magnésio
Cloreto de sódio
Prego curvo
Ferri cianeto de potássio
Nitrato de prata
Glicose
3.2MÉTODOS:
1 ° EXPERIMENTO: Dissolução exotérmica e endotérmica
1-Em um tubo de ensaio, colocam-se aproximadamente cinco ml de água. Adicionam-se quinze gotas de ácido sulfúrico concentrado;
2-Em um tubo de