Práticas pedagógicas
A escola é uma instituição que estabelece vínculos com a família, e ambas estão interligadas, e necessitam sempre de trocas de informações, para que possam cumpri a missão de formar cidadãos conscientes, para a sociedade atual. É necessária que haja uma conscientização por parte da escola e dos pais, para que todos estejam incluidos neste processo constante de educar. O que faza diferença nos resultados da educação nas escolas é a proximidade dos pais colaborando com os professores.
Se encararmos a parceria habitual entre a família e escola, aos professores e diretores que inicialmente, devem consciência de que, as reuniões para chamar a atenção dos pais sobre a lista de problemas dos filhos, sobre suas péssimas notas, reuniões muito extensas, sem planejamento adequado, onde só o professor pode falar, não têm proporcionado sequer a abertura para a parceria, pois os pais faltam às reuniões, conversam paralelamente, parecem de fato não se interessar pela vida escolar das crianças, sem o diálogo e entendimento mútuo, as famílias não estão preparadas para enfrentar e resolver os problemas que os a escola e os professores de seus filhos comentam nas reuniões de pais .A parceria deve-se basear em uma conversa aberta entre os professores e os pais, em reuniões simples, organizadas, onde é permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos, estas ações serão indispensáveis para entender melhor os filhos/alunos. Infelizmente, hoje em dia são poucas as escolas que podem se orgulhar de ter uma aproximação maior com os pais, ou de realizarem algumas ações neste sentido, o que nos faz refletir em como atrair os pais para a escola?
A necessidade de se construir uma relação entre escola e família, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o aluno/filho tenha uma educação com qualidade, e respeitando os valores, tanto em casa quanto na escola. A