Lei de shannon
A Lei de Shannon foi conhecida 20 anos após a Lei de Nyquist e leva em consideração a existência de ruído na transmissão. Na presença de ruído branco a capacidade máxima de um canal se torna: C = W log2(1 + S/N)
Com a tecnologia atual é possível se obter até 1/3 da capacidade máxima prevista para a Lei de Shannon e, então, para as linhas telefônicas existentes pode-se escrever:
Figura 2.3 – Capacidade do canal em linhas telefônicas
Multiplexação
Conceito
A técnica que permite a transmissão de mais de um sinal em um mesmo meio físico é denominada multiplexação. Existem duas formas básicas de multiplexação: 0 Em freqüência - FDM (Frequency Division Multiplexing) 1 Em tempo - TDM (Time Division Multiplexing) * Outras formas são: 2 Em comprimento de onda - WDM (Wavelength Division Multiplexing) 3 No espaço - SDM (Space Division Multiplexing)
Sistemas em Banda Larga e em Banda Básica Na sinalização em banda básica o sinal é simplesmente colocado na rede sem se usar qualquer tipo de modulação. A técnica não é adequada a circuitos que estão sujeitos a ruídos, interferências e erros aleatórios, mas satisfaz nas as redes locais. A sinalização em banda larga (também chamada sinalização analógica) realiza a multiplexação em freqüência (FDM), sendo geralmente utilizada em redes locais em barra. é unidirecional.
Figura 2.4 - Multiplexação na freqüência (FDM)
TDM
A multiplexação por divisão do tempo (Time Division Multiplexing - TDM) se beneficia do fato de que a capacidade (em quantidade de bits por segundo) do meio de transmissão, em muitos casos, excede a taxa média de geração de bits das estações conectadas ao meio físico.
TDM Síncrono
No TDM síncrono (ou simplesmente TDM), o domínio de tempo é dividido em intervalos de tamanho fixo T chamados frames; cada frame é subdividido em N subintervalos {t1, ..., tn} denominados slots ou segmentos que formam uma