Práticas de Rh I
2.1 Conceitos
Alguns especialistas consideram os métodos e técnicas de treinamento e desenvolvimento como meio para proporcionar melhorias na força de trabalho, e viabilizar o adequado desempenho nos cargos envolvidos, estendendo o conceito para uma nivelação intelectual ainda maior, através da educação geral.
O desenvolvimento, aspecto de extrema complexidade, é desdobrado em dois grandes pilares: a educação – que deve preparar a pessoa para o ambiente, dentro e fora de seu trabalho; e o treinamento – que visa preparar as pessoas para a função ou o cargo que irão desempenhar em uma organização. Ambos possuem fundamentações importantes para a sua aplicação com eficácia, as quais veremos a seguir.
2.1.2 MÉTODO
2.1.2.1 Conceito
É o conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
O termo já existia em grego clássico, “métodos”, tendo sido usado por Platão e Aristóteles no sentido de "estudo ordenado de uma questão filosófica ou científica". A palavra pode ser decomposta no prefixo metá + hodós, que quer dizer caminho, via, rota. Em sentido genérico é, portanto, o "caminho pelo qual se chega a um determinado resultado".
Na terminologia científica, método pode ser definido como "um conjunto de dados e regras de proceder, permitindo atingir um fim previamente determinado. Ramiz Galvão define método como "um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim".
Metodologia de estudo é uma forma de organizar como será realizado tal estudo. Quando realizamos um método, estamos criando uma espécie de modelo organizacional.
Vejamos alguns exemplos:
Método de ligar uma televisão – A pessoa deve ligar a televisão através de um controle remoto ou até o botão no painel frontal do aparelho;
Método de levantar da cama – A pessoa deve abrir os olhos, bocejar, espreguiçar,