Metodologia Científica Para que serve?
Se tivéssemos ou soubéssemos a metodologia de como ganhar dinheiro, certamente seríamos ricos (estou me referindo à maneira honesta de como ganhar dinheiro...). Entrementes, alguém poderia argumentar que não basta saber ou conhecer a metodologia certa para tornar-se rico, com o que eu concordaria em gênero, número e grau. É verdade, o conhecimento do "como" não implica necessariamente na obtenção da "coisa-em-si"; é necessário, além do conhecimento, a aplicação correta desse conhecimento. Ainda, uma coisa é "como fazer isso que alguém já fez antes" (técnica), outra coisa é "como (conseguir) fazer isso que ninguém jamais fez antes" (pesquisa, investigação).
Investigar supõe descobrir algo ainda não conhecido, não-descoberto. Supõe que alguém tem ou teve a curiosidade de ir atrás da resposta à uma pergunta à qual ninguém sabia responder ou desconhecia totalmente, ou parcialmente, a resposta. O famoso psicólogo americano Carl Rogers, escreveu em seu livro Tornar-se Pessoa: "Ninguém ensina ninguém". Nosso inesquecível mestre Paulo Freire, de saudosa memória, talvez parafraseando Rogers, certa vez escreveu: Ninguém ensina, nem aprende nada, sozinho. É claro que Paulo Freire não estava negando a aprendizagem enquanto aquisição individual; estava tão somente falando que a aprendizagem, fora de um contexto social, é completamente inútil.
Tendo em mente os contextos em que vivemos, quero deixar bem claro, desde logo, que não estou falando de pesquisa em qualquer sentido, tipo pesquisa bibliográfica ou pesquisa de opinião. Quero também deixar claro o que considero pesquisa ou investigação: o trabalho que tenta descobrir possíveis relações funcionais entre eventos; estou falando de pesquisa em um sentido mais específico, enquanto manipulação (controle) e observação de variáveis e a descoberta de relações significativas entre elas.
Como fazer pesquisa? Esta é a questão básica a ser respondida pela Metodologia