PRÁTICA I – EXPERIMENTO INSTRUMENTO DE MEDIDAS
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
LABORATÓRIO DE FISICA GERAL I
Prof.º ANDERSON RODRIGUES LIMA
PRÁTICA I – EXPERIMENTO INSTRUMENTO DE MEDIDAS
Joice Catache Menezes
Rosangela Cacho Ferreira
Thais Dias Borges
Dourados – MS
2013
Introdução
É o dispositivo utilizado para realizar uma medição. No âmbito da Metrologia Legal, os instrumentos de medição são utilizados no comércio, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades.
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).
Fazer uma medida significa comparar uma quantidade de uma dada grandeza, com outra quantidade da mesma grandeza, definida como unidade ou padrão da mesma.
As medidas de grandezas físicas podem ser classificadas em duas categorias: medidas diretas e indiretas As medidas diretas: é o resultado da leitura de uma magnitude mediante o uso de instrumento de medida, como por exemplo, um comprimento com uma régua graduada, ou ainda a de uma massa com uma balança.
Uma medida indireta: é a que resulta da aplicação de uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis. Como por exemplo, a medida do volume de diversos corpos sólidos,que pode ser obtida através da área da base e sua altura.Como por exemplo, a medida do volume de um cilindro, que pode ser obtida através da medida da área da base multiplicando-se pela sua altura
V= π.r² .h
O paquímetro é uma régua normal