Física
Laboratório de Física I
Prática 1: Introdução ao Laboratório de Física
Introdução
O curso de Laboratório de Física foi estruturado de modo a acompanhar, aproximadamente, o conteúdo do curso teórico correspondente. No entanto, em alguns momentos os experimentos serão feitos depois ou antes da aula teórica, mas sem prejuízo para o aprendizado. Quando realizada antes, a prática atua como importante base sobre o assunto que ainda será visto; depois, como complemento da teoria.
O relatório
Os resultados dos experimentos e a sua discussão serão apresentados em relatórios, que deverão ser entregues uma semana após a realização da atividade prática. Ele deverá ser claro e objetivo, por isso, seja organizado e preciso na coleta de dados durante o experimento, pois ela influenciará na qualidade do seu relatório. Apresentamos a seguir um modelo de relatório que você poderá seguir. Lembramos que essa forma não é única, mas pode auxiliá-lo em seus primeiros trabalhos. 1. Capa:
Figura 1: Modelo de cada de relatório.
2. Introdução: deve dar uma percepção global ao leitor do trabalho realizado. 3. Objetivos: o que se pretende obter com o experimento.
Faculdade Católica do Tocantins 2.0/2011 Vailton Alves Prof. Prof. Márcio Boer Ribeiro/versão
1
FaculdadeFederal de Educação, Ciência e Tecnologia Alves Instituto Católica do Tocantins Prof. Vailton
Laboratório de Física I
4. Material utilizado: materiais e equipamentos utilizados, inclusive o detalhamento de seu funcionamento quando for importante para o melhor entendimento do experimento. Você poderá utilizar também esquemas, desenhos ou fotos dos equipamentos/materiais, com legendas que devem ser auto explicativas. 5. Fundamentos teóricos: é a base teórica que você utilizou para a realização do experimento. Aqui você apresenta os conceitos físicos envolvidos na prática. Trata-se de uma pesquisa em