Juros Simple e Compostos
Módulo: 2–Juros simples e Compostos
Atividade: 1
Título: Refletir sobre custos do dinheiro ao longo do tempo
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Matemática financeira é a ferramenta utilizada para avaliar quantitativamente as transformações que ocorrem com o dinheiro ao longo do tempo, servindo de base para decisões que envolvam movimentação do capital. Este ramo da matemática é de extrema importância para a estrutura empresarial dado que pagamentos, investimentos e todas as transações financeiras estão sujeitas ao tempo, que pode tanto valorizar os investimentos como prejudicá-los. Assim uma decisão que pareça rentável hoje, pode não ser exatamente a mais adequada a médio e longo prazo.
Para administrar o dinheiro é indispensável possuir os conhecimentos e ferramentas para identificar quais investidas irão prover lucros ou prejuízos. Para tanto conhecer as variáveis envolvidas e saber manipulá-las, para maximizar lucros torna-se um estudo muito válido, sendo esta a motivação desta primeira atividade que irá apresentar os pontos positivos e negativos das capitalizações simples e compostas.
A capitalização em regime de juros simples consiste na remuneração de um capital aplicado em função de uma taxa que se comporta de maneira linear, incidindo somente sobre o valor inicial do investimento sem considerar as oscilações do valor ao longo do tempo. De maneira similar a capitalização em regime de juros compostos também se refere à aplicação de uma taxa ao valor investido, mas nele o valor sobre o qual os juros incidem é corrigido, ou seja, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo dos novos juros, desenvolvendo ao longo do tempo uma função que varia exponencialmente.
Portanto é imprescindível avaliar os tipos de investimentos, negociações e as taxas envolvidas, sendo este o objetivo deste trabalho, discutir a evolução do dinheiro em função do tempo, explorando conceitos como