Juros simple e composto
Módulo:
Atividade:
Título:
Aluno: Alexandre Cotegipe Farão
Disciplina:
Turma:
Introdução
O conceito de juros surgiu quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro. Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na Terra. Um dos primeiros indícios apareceu já na Babilônia no ano de 2000 A.C. Nas citações mais antigas os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.
Com o passar dos tempos a ideia de juros e sistema financeiro permaneceu, mas foi ajustado para satisfazer as necessidades econômicas de cada época.
Justificativa
O uso das técnicas de Matemática Financeira é imprescindível para a tomada de decisão, sendo que as pessoas que se utilizarem destas técnicas poderão tomar decisões mais racionais. Como por exemplo, decidir a melhor oferta de financiamentos de casas e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou no cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações de grande importância para sua saúde financeira.
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as duas formas de capitalização dos juros de um empréstimo, aplicação ou financiamento.
Desenvolvimento
O comportamento do capital no tempo depende do modo como foi aplicado, ou seja, do regime de capitalização. Podemos classificar os regimes de capitalização da seguinte forma:
A capitalização contínua o capital inicial rende juro independente do tempo de aplicação, a descontínua depende do tempo e é a mais utilizada.
As leis financeiras que nos permitem calcular o