relatorio fisica
2° PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL
Física Experimental I
GRÁFICOS, ERROS, MEDIDAS E ANÁLISE DE ERROS EXPERIMENTAIS
MATHEUS MENDES - 201311205
RAIZA CHRISTOVAM– 201311187
THIAGO ANTUNES -201310595
VITORIA SIQUEIRA -201311193
Professor: Roberto Magnago
Física Experimental I
VOLTA REDONDA/RJ
Setembro/2013
INTRODUÇÃO:
A física experimental é de grande importância em saber, pois os dados experimentais seguem uma distribuição de dados onde executa conclusões significativas sobre valores médios, desvio padrão de um determinado estudo.
No laboratório de física, tivemos a oportunidade de aplicar métodos de medição, onde determinamos a margem de erros e medidas analisando os erros experimentais. O objetivo foi aplicar a teoria, na prática, possibilitando o contato com equipamentos de medidas básicos e determinação da precisão do mesmo. Tivemos como base dos experimentos o caderno de física experimental, cujo nos auxiliou no desenvolvimento dos cálculos que tiveram ser apresentados. Realizam-se então os procedimentos teóricos, para demonstrar e comprovar a base dos estudos.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO:
A base teórica necessária para o desenvolvimento e compreensão do experimento é constituída pelos cálculos resolvidos em suas determinadas fórmulas, para encontrar a grandeza do valor médio, desvio médio, desvio padrão da média e o resultado final. O erro de uma medida é a diferença entre o valor obtido nessa medida e o valor verdadeiro, ou mais provável, da grandeza física a ser medida. O valor verdadeiro, ou mais provável, de uma grandeza é o valor obtido utilizando-se técnicas, amostras e instrumentos perfeitos: embora este valor não possa ser conhecido na prática, podemos nos aproximar dele, admitindo, portanto, que exista: Desvio (Δx) de uma medida é a diferença entre o valor obtido nessa medida e o valor medido de diversas medidas, da