Prática e produção profissional ppp
Desenvolvemos esta consigna do curso, com o objetivo de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos que precisamos dominar cada vez mais e com efetiva segurança sobre a marca mais forte do ser humano: A LINGUAGEM.
De muita relevância também nos apropriamos de tantos saberes e vivências que cada professor das teleaulas nos passam e permite uma motivação com o auxílio dos materiais didáticos que nos disponibilizam. Assim como, suas variações sócio culturais, suas diferenças entre oralidade e o texto escrito, e os fatores de textualidade para podermos desenvolver um bom texto.
Além disso, com a pesquisa de campo, podemos analisar a escola e a atuação do professor para nos enriquecermos profissionalmente com as experiências colhidas, sem dúvida desenvolveremos cada vez melhor nossas ações como pedagogos.
Podemos afirmar que é a linguagem que torna possível a humanização como a percebemos, a linguagem é uma tentativa de representar algo, tentativa de comunicação.
Quando dizemos linguagem, não estamos nos referindo apenas à linguagem verbal, ou seja, à fala e à escrita. Existem muitos outros sistemas simbólicos que também se constituem em linguagem; os sinais usados pelos surdos, os sinais de trânsito, os gestos cotidianos, a música, entre outros.
As pessoas falam de acordo com o grupo social a que pertencem, com o nível de escolaridade que possuem, com a faixa etária em que se inserem, com o gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem. As pessoas falam de acordo com suas identidades sociais. Isso nos leva à obvia conclusão de que em língua não existe certo ou errado, mas sim diferenças.
Todas as línguas são sistemas simbólicos ricos e complexos. Em termos de língua, existem o certo e o errado apenas quando elegemos uma forma de falar em detrimento das outras. Podemos afirmar, em suma, que os integrantes de grupos sociais diferentes falam de formas diferentes e não deficientes.