Segurança do trablho
A g ê n c i a E u r o p e i a p a r a a S e g u r a n ç a e a S a ú d e n o T r a b a l h o
ISSN 1681-2166
41
Agentes biológicos
Onde pode ocorrer a exposição a agentes biológicos
Sempre que, no desempenho das suas actividades, os trabalhadores entrem em contacto com ■ materiais naturais ou orgânicos, tais como terra, argila, materiais de origem vegetal (feno, palha, algodão, etc.) ■ substâncias de origem animal (lã, pêlo, etc.) ■ alimentos ■ poeiras orgânicas (por ex. farinha, partículas de descamação e poeiras de papel) ■ resíduos, águas residuais ■ sangue e outros fluidos corporais poderão estar expostos a agentes biológicos.
Introdução
O tema da Semana Europeia da Segurança e da Saúde no Trabalho 2003 é a prevenção dos riscos inerentes às substâncias perigosas. A Agência publica actualmente uma série de fichas técnicas centradas na comunicação de informações sobre substâncias perigosas, incluindo agentes biológicos, relacionadas com a segurança e a saúde no trabalho. Os agentes biológicos existem em diversos sectores. Como são raramente visíveis, os riscos que comportam nem sempre são considerados. Entre os agentes biológicos contam-se as bactérias, os vírus, os fungos (leveduras e bolores) e os parasitas.
Sempre que uma actividade profissional envolva a utilização intencional e deliberada de agentes biológicos, como, por exemplo, o cultivo de um microorganismo num laboratório microbiológico ou a utilização daquele na produção de alimentos, o agente biológico, por ser conhecido, pode ser mais facilmente controlado, podendo as medidas de prevenção ser adaptadas ao risco por ele representado. Deverão, portanto, ser incluídas no inventário de substâncias perigosas, informações sobre a natureza e os efeitos do agente biológico utilizado. Nos casos em que a ocorrência do agente biológico é uma consequência involuntária da actividade – como é o caso das actividades agrícolas ou de triagem de resíduos – a avaliação dos riscos a que estão