INVESTIGANDO PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
4619 palavras
19 páginas
IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLAINVESTIGANDO PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
João Batista Siqueira Harres, Michelle Camara Pizzato
Ana Paula Sebastiany, Flaviane Predebon
Magda Cristiane Fonseca e Tatiane Henz
Introdução
Este trabalho relata uma experiência formativa desenvolvida no curso de Licenciatura em
Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES, nas disciplinas denominadas Laboratórios de
Ensino de Ciências Exatas (LECs). Estas disciplinas fazem o papel de promotoras da aprendizagem profissional inicial e estão estruturadas para oportunizar os primeiros passos do futuro professor em direção a uma postura reflexiva, crítica, aberta à mudança e em permanente evolução profissional.
Quando o professor reflete em e sobre a ação, ele se converte em um investigador da aula
(Schön, 1987). Sua atividade, além de determinar os meios e os procedimentos a utilizar, envolve também considerar os fins de sua intervenção, interpretar o contexto concreto e elaborar sua ação de forma progressiva, reformulando sua teoria e seu planejamento através da interação com a situação concreta. Esta concepção da função do professor como investigador conduz necessariamente a uma mudança no entendimento de sua formação e de seu próprio desenvolvimento profissional. Não se trata de uma aplicação trivial ao âmbito escolar da idéia de investigação educativa, nem de simular a investigação científica, mas tal como propõe o Grupo de Investigação na Escola (1991), trata-se mais especificamente de entender a investigação como um processo geral de produção de conhecimentos a partir do trabalho com problemas. Em uma interpretação ampla, problemas são situações novas de natureza diversa, conectadas com a realidade próxima e suscetíveis de serem objetos de estudo na e a partir da escola.
Por isso, entendemos a investigação dos professores em um contexto formativo