atividade 4
As áreas de atuação são:
a) Ciências Espaciais e Atmosféricas
Pioneira do INPE, esta área compreende a investigação física e química de fenômenos que ocorrem na atmosfera e no espaço exterior, de interesse para o país. Realiza pesquisas e experimentos nos campos da Aeronomia, Astrofísica e Geofísica Espacial.
b) Engenharia Espacial
Área voltada para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias espaciais destinadas a diversas aplicações, como a execução de projetos e construção de satélites e sistemas de solo. Realiza desenvolvimentos nos campos da Mecânica Espacial e Controle, Eletrônica Aeroespacial, Sistema de Solo e Manufatura.
c) Observação da Terra
Envolve o conhecimento científico e tecnológico nos campos de sensoriamento remoto e geoprocessamento, levantamento de recursos naturais e monitoramento do meio ambiente. Realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicações nos campos de Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens Digitais.
d) Previsão de Tempo e Clima
Desenvolve pesquisas e atividades nos campos das Ciências Meteorológicas, Meteorologia por Satélites, Previsão de Tempo e Climatologia. As atividades operacionais de previsão de tempo e clima são executadas por meio de um supercomputador que possibilita gerar resultados confiáveis, com boa antecedência.
e) Ciência do Sistema Terrestre
Área voltada para a detecção e atribuição de causas das mudanças ambientais globais e regionais; geração de cenários de mudanças ambientais globais e regionais, e avaliação de impactos nos sistemas sócio-econômico-ambientais.
f) Infra-estrutura do Programa Espacial
Laboratório de Integração e Testes (LIT) – Especialmente projetado e construído para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro, representa hoje um centro de excelência relevante para o desenvolvimento tecnológico. Dotado das mais avançadas tecnologias para testes e integração de sistemas espaciais, o