Projeto Polítco da Unidade de Acolhimento
UNIDADE DE ACOLHIMENTO CAÇULA BARRETO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ANO / 2013
“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.”(Rubem Alves)
I - Composição da Coordenação e Equipe de Elaboração
1 – Coordenação Geral
Sandra Alves Angelo de Souza – Assistente Social.
2 – Equipe de elaboração:
Anne Caroline de Jesus Santos – Assistente Social;
Jamilande Alves da Silva
Thaís Fonseca Menezes Oliveira – Psicóloga;
Valdice Vieira da Mota – Pedagoga.
II – APRESENTAÇÃO
O presente Projeto – Político Pedagógico (2013) tem por objetivo noticiar a proposta de funcionamento da Unidade de Acolhimento Institucional.
O referido traz informações referentes ao funcionamento interno da Unidade, assim como a articulação entre crianças e adolescentes acolhidos, família, comunidade e a rede de serviços sócio-assistenciais relacionadas á proteção integral dos usuários do serviço de acolhimento.
A estrutura do projeto encontra-se em consonância com os instrumentais teóricos, a exemplo das “Orientações técnicas: Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescente” (ano 2009), da Tipificação Nacional de Serviços Sócio – Assistenciais (ano 2009) e Estatuto da criança e do Adolescente.
A Unidade de Acolhimento Caçula Barreto começou a funcionar como Creche na Rua Alagoas, nº 2758, Bairro José Conrado de Araújo (atual 5º distrito), com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento Integral da Criança atendendo– a em suas necessidades básicas (alimentação, saúde e lazer). Na administração de João Augusto Gama (Prefeito de Aracaju 1997 — 2000), há quatorze (14) anos. Com o decreto 65 de 18/05/1999 a Creche passou a ser Abrigo atendendo crianças de 07 a 12 anos incompletos, (mantendo o nome Caçula Barreto), na ocasião o secretário da assistência do Município de Aracaju era Emmanuel da Silva Nascimento que fez a transição da Creche para Abrigo.
O Abrigo Caçula Barreto, já