Prática Pedagógica
2014
Identificação da Instituição escolar
Escola Estadual de Ensino Médio “Irmã Dulce Lopes Ponte”
A escola iniciou as suas atividades em 29 de Novembro de 1996 com ensino de Segundo Grau. Foi criada num convênio firmado entre o Governo do Estado representado pela SEDU com a prefeitura municipal de Viana. Com capacidade para 1260 alunos matriculados em três turnos.
No início a escola funcionava em um galpão (que foi construído na época da construção de casas de um conjunto habitacional da COHAB). Em 1998, devido aos grandes problemas apresentados pelas condições precárias de funcionamento da escola, dois professores elaboraram um projeto solicitando a construção de uma escola que respondesse com eficácia a grande demanda por matrículas. No dia 25 de Agosto de 2005, o governador do Estado inaugurou as novas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio “Irmã Dulce Lopes Ponte”, localizada no bairro Marcílio de Noronha, em Viana. A escola funciona com 11 salas de aulas, uma biblioteca, dois laboratórios de informática, uma sala de Química e uma sala de áudio visual. A estrutura física ainda possui rampa, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, paisagismo, pátio pavimentado, muro e vedação de todos os perímetros da escola. A área total construída é de 4.522,00m².
Em 2010 foram criados os cursos Técnicos de Nível Médio sendo integrado, em Meio Ambiente, e outro Subsequente, em Informática. Em 2011 a escola tornou-se polo do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), ofertando o curso Técnico em Informática na modalidade EAD.
Atualmente, a escola conta com 849 alunos distribuídos entre os três turnos de funcionamento da Escola: matutino com 346 alunos, vespertino com 333 alunos e o noturno com 170 alunos inclusos em Cursos de Ensino Médio Regular, técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e o Técnico em Informática Pós-Médio e um Polo de EAD do IFES em Técnico em Informática.
Características do Bairro
O bairro Marcílio de Noronha é o