Prática pedagógica
PROJETO DE PRÁTICA APRESENTADO Á DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO PATRIMOMIAL
PONTA GROSSA-2012
A presente prática tem por objetivo investigar se as escolas pesquisadas na região de Ponta Grossa , estão desenvolvendo trabalhos com ação educativa eficaz e comprometida com a realização de um processo de conscientização da sociedade quanto ao conhecimento, conservação e preservação do patrimônio que a cerca.
A escolha das escolas não foi feita de maneira aleatória, sendo que as duas da rede pública foram escolas nas quais já trabalhei em anos anteriores e tive dificuldades em realizar projetos envolvendo saídas da escola e até mesmo no desenvolvimento da interdisciplinaridade com outras áreas. Quanto às escolas de ensino fundamental, pensei nas mais tradicionais da cidade, que funcionam em prédios tombados pelo patrimônio público.
A pergunta feita á equipe pedagógica foi:
- Existem projetos nessa escola com ênfase no conhecimento e preservação do Patrimônio Cultural de nossa cidade?
Nas escolas públicas de ensino fundamental I e II, as respostas foram as mesmas, que apenas alguns professores de história “gostam” de ir a museus e exposições de arte, porém projetos concretos envolvendo outras disciplinas não existem.
As escolas particulares me pareceram mais comprometidas e preocupadas com a formação de sujeitos históricos envolvidos com a construção e manutenção da sociedade em que vivem. Ao fazer o questionamento a resposta foi:
- “Temos vários professores com projetos nessa área, aqui a noção de conservação do patrimônio público já começa com os pequenos do ensino infantil, que aprendem a cuidar dos bens da escola e já fazem passeios a pontos turísticos. Os alunos maiores participam de palestras, visitas a museus e também a pontos turísticos, que fotografam e fazem relatórios comentando sobre conservação e