Prática - Multímetro
Aluno 1
Aluno 2
Aluno 3
Aluno 4
Núcleo de Física – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Av. Brasil, 4232, Independência, Medineira, Paraná e-mail: responsavel(aluno)@utfpr.edu.br
Resumo. O Multímetro permite medições de diferentes grandezas elétricas, assumindo funções como Ohmímetro, Voltímetro e Amperímetro. Foram realizadas três mensurações: a resistência de cada resistor comparando com sua resistência nominal (código de cores – valor tabelado), a diferença de potencial e a intensidade de corrente elétrica. Ambas as medições foram realizadas em escalas diferentes levando em consideração o erro do aparelho.
Palavras chave: Multímetro. Medição. Ohmímetro. Voltímetro. Amperímetro.
Introdução
O multímetro pode ser utilizado como (1) Ohmímetro: para media a resistência de um resistor, (2) Voltímetro: para medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico e (3) Amperímetro: para medir a intensidade de corrente elétrica em um trecho do circuito.
Ele pode ser classificado como analógico ou digital. O multímetro analógico possui diversas escalas em seu painel frontal e tem como elemento básico o galvanômetro de bobina móvel que funciona através de forças magnéticas sobre espiras de corrente. O multímetro digital mostra, em um display, o valor medido com ou sem as casas decimais dependendo de sua precisão. Ele não possui bobina móvel.
Antes de se efetuar qualquer medição, deve-se ajustar o seletor de funções na função correta, isto é, na grandeza a ser medida e a escala no valor superior ao ponto observado. Quando não se tem ideia do valor a ser medido, inicia-se pela escala de maior valor diminuindo-a até um valor ideal.
Quando há necessidade de mudar de escala ou função, o multímetro deve ser desconectado do circuito evitando, assim, um possível dano ao aparelho.
Para a medição de tensão elétrica as pontas de prova do instrumento devem ser conectadas aos pontos a