teoria de erros
Lopes G.V.S1, Oliveira T.S1, Silva P.H.P1, Souza T.S1
1
Curso Engenharia Elétrica, IFMG,
Formiga, Brasil.
Neste trabalho apresentamos a discrepância existente entre resultados obtidos a partir de um mesmo tipo de equipamento, sendo utilizado neste caso o multímetro digital, mostrando assim a existência comprovatória para a teoria de erros. Esta teoria nos mostra o nível de incerteza da medida, podendo ser erros de leitura, erros metodológicos, sendo esse dividido entre erros grosseiros, erros sistemáticos e erros aleatórios.
Para realizar a demonstração dos erros, existentes dentro da teoria de erros, utilizamos dois modelos de multímetros digitais, e um fio de cobre. Verificando assim qual a resistência do fio, nos diferentes multímetros ligados em serie, observando então a discrepância entres os resultados mostrados entre os multímetros, devido aos tipos de erros citados.
Palavra-chave: Discrepância, Teoria de erros, Multímetro digital, Resistência.
1. INTRODUÇÃO
Para toda prática executada em um laboratório existem dados a serem catalogados, verificações de resultados obtidos para uma conclusão de teoria ou até mesmo curiosidades apresentadas. Para que isto aconteça é necessário que exista consistência nos dados, e como veremos neste projeto existe uma imprecisão nos dados mesmo tendo sido coletados em vários aparelhos do mesmo modelo. Isto acontece pela incerteza das medidas, que vem de características do aparelho usado na coleta e também do operador. Para minimizar estes erros deve-se usar métodos adequados para combinar as incertezas e apresentar uma confiança nos dados dos experimentos para isso temos as teorias de erros.
2
1º Prática do laboratório de física– Teoria de erros
Dizemos erros sistemáticos, aqueles caracterizados por falhas por parte do operador e também do aparelho, pois são erros que podem ocorrer repetidamente.
Nas medidas em que não se conhece