resumo expandido
Palavras-chave: Pessoa Idosa, Processo de Envelhecimento, Grupo Socioeducativo.
Resumo:
Este ensaio refere-se a produção bibliográfica do Trabalho de Conclusão de Curso. O objeto de pesquisa em questão é a pessoa idosa e os grupos socioeducativos desenvolvidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), orientados pelos dispositivos legais da Política de Assistência Social e da Política da Pessoa Idoso. O objetivo geral é analisar a percepção dos idosos sobre o grupo socioeducativo. E os objetivos específicos: compreender o processo de envelhecimento no Brasil; estudar sobre as legislações referente à pessoa idosa; conhecer os serviços socioassistenciais direcionados aos idosos; levantar o perfil dos idosos que participam do grupo socioeducativo. O lócus da pesquisa é o CRAS do Jardim Maringá de Paranavaí-PR que atualmente mantém um grupo com 20 idosos. A técnica a ser adotada para coleta de dados é grupo focal e, a partir das informações colhidas, utilizaremos a análise de conteúdo. A pesquisa é qualitativa, na perspectiva descritiva. A pesquisa permanece em construção.
Introdução:
Na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as ações da assistência social são organizadas em dois tipos de proteção - básica e especial - e desenvolvidas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), respectivamente.
Nosso foco é a proteção social básica que se constituiu em um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social estruturados para prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O CRAS é um dos principais equipamentos dos serviços de proteção social básica, sendo uma unidade pública estatal integrante do SUAS