Estudante
Utilização de Instrumentos de Medição
Análise Nodal e Análise de Malhas
Objetivos:
1ª Prática: * Utilização do osciloscópio, do gerador de sinais e do multímetro; * Medição de tensão de sinais elétricos;
2ª Prática: * Verificar as Leis de Tensões (LKT) e de Correntes (LCK) de Kirchhoff através das análises das malhas e lei dos nós.
Introdução:
1ª Prática
Nessa prática, algumas experimentações serão feitas utilizando um osciloscópio, um gerador de sinais e um multímetro, a fim de compreender e verificar o funcionamento dos dados instrumentos. * Osciloscópio: através desse instrumento é possível fazer uma verificação do comportamento de um dado sinal, bem como fazer a medição desses. Esse equipamento é constituído de uma tela mostradora, canais de entrada e controladores que permitem modificar esses sinais de forma a facilitar a observação e medição dos mesmos. * Gerador de Sinais: é um equipamento que gera tensões, sendo que essas podem ser controladas. Ou seja, esses sinais elétricos podem ser modificados para serem gerados em diferentes formas (senoidal, triangular e quadrada), freqüência, amplitude, etc. * Multímetro: esse instrumento é utilizado para fazer medições em diversos componentes elétricos. Assim, através de uma chave seletora, é possível definir a grandeza da medição (corrente, tensão, resistência, etc.) e o grau de precisão da mesma (mV, V, mA, A, etc.)
O gerador de sinais será ligado de forma a se obter um sinal específico, o qual é ajustado no próprio equipamento. Assim, após a geração do mesmo, este sinal será observado e medido em um osciloscópio para verificar se o sinal especificado realmente foi gerado. Posteriormente, um multímetro será usado para medir a amplitude de tensão gerada pelo gerador de sinais, em paralelo ao osciloscópio.
2ª Prática
Esta prática consiste em utilizar um multímetro, para fazer medição de tensões e correntes em um circuito simples (apenas com fonte de voltagem e