Modelo Relatorio
Departamento de Engenharia Elétrica
Laboratório de Circuitos Elétricos 1
Relatório de Práticas do Capítulo 1 – Medições em Circuitos Elétricos
Alunos:
Caio César Leite dos Santos
Data: 19/03/2012
Justan Luiz Vasconcelos Barbosa
Bancada: 09
1. Objetivos Gerais
No capitulo 1, nossas atividades visam o conhecimento dos equipamentos e componentes eletrônicos (multímetro, osciloscópio, gerador de função, softwares de simulação, resistências, potenciômetro, etc. ) bem como o manuseio dos mesmos.
2. Prática 1
2.1 Objetivos
Aprender a diferenciar os resistores por seus códigos de cores afim de obter seu valor nominal e sua tolerância, além de descobrir seu valor eficaz através do multímetro.
2.2 Metodologia
Após termos aprendido a usar a tabela de cores dos resistores, pegamos um resistor e olhando o sua sequência de cores, definimos o seu valor nominal e sua tolerância. Após sabermos seu valor nominal, encaixamos o resistor na protoboard para fazer a medição com o multímetro. Tal medição foi feita colocando as pontas de prova do multímetro no seu devido local e setando-o no símbolo de Ohm.
Após todo o equipamento ajustado, colocamos cada ponta de prova nos extremos do resistor, logo o multímetro nos forneceu o seu valor eficaz.
2.3 Resultados
Após todas as medições, segue abaixo uma tabela com todos os resultados:
Resistor
Leitura
Medição
Tolerância(%)
Erro(%)
1
1k
978
±5%
2,2%
2
220
218,3
±5%
0,77%
3
330
318,9
±5%
3,36%
4
10k
10,17k
±5%
1,7%
A coluna Leitura mostra os valores nominais de cada resistor.
A coluna Medição calculada com o auxilio do multímetro mostra o valor eficaz dos resistores.
A coluna Tolerância mostra a tolerância de cada resistor tanto para mais quanto para menos, ou seja, estabelecendo uma margem entre o valor nominal e eficaz.
A coluna Erro refere-se ao erro percentual do valor eficaz em relação ao valor nominal. Este erro foi calculado da seguinte maneira: [(Vn-Ve)/Vn]*100.
2.4 Conclusões