utilizacao do multimetro
1. Introdução
O multímetro é um dispositivo eletrônico normalmente utilizado para medir tensão elétrica, corrente elétrica e resistência. Para isto, o multímetro conta com três modos de operação que basicamente o transforma em três aparelhos de medida: voltímetro, amperímetro e Ohmímetro. Atualmente existe no mercado uma enorme variedade de multímetros: de tipo analógico ou digital; de pequenas (bolso) ou grandes dimensões; de baixa ou elevada precisão; de baixo ou elevado preço. A unidade utilizada na medição da tensão elétrica é Volts (V).
Esta atividade prática tem como objetivo compreender o funcionamento e analisar a funcionalidade de multímetros analógicos e digitais, realizar leituras de tensões ou diferença de potencial (ddp) de pilhas, entender os princípios físicos envolvidos nas diferentes possibilidades de realização de medidas e analisar a precisão do adaptador de tensão.
2. Materiais e Métodos
Para a realização desta prática foram utilizados os seguintes equipamentos:
- Multímetro analógico (Konstar KS- 960TR);
- Multímetro digital (Imimipa ET-1001);
- 4 baterias de tensão de 9V;
- Adaptador de tensão (Adaptador 7output A.C-D.C).
Na primeira atividade, utilizou-se inicialmente o multímetro digital, determinou que a escala ideal para as fontes fosse 20. Em seguida, com a Fonte1 realizou-se a medida da tensão, sendo necessária a conexão das pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. A leitura no multímetro forneceu a medida da diferença de potencial entre o fio vermelho (ponteira de polaridade positiva) com relação ao preto (ponteira de polaridade negativa). Anotou-se o valor obtido e repetiu o processo com as outras três fontes.
Em seguida, inverteram-se as ponteiras na medição e anotou-se os valores obtidos, novamente o processo foi feito com as quatro fontes e os valores obtidos foram anotados.
Na segunda atividade, escolheu-se duas fontes (Fonte 1 e Fonte 3), fez-se associação em série, primeiramente