UTILIZAÇÃO DO MULTÍMETRO E INTRODUÇÃO A CIRCUITOS ELÉTRICO
Objetivo:
Observar funções e detalhes práticos do multímetro, elaborar o mini-circuito proposto, calcular o percentual de erro entre os dados práticos e teóricos e concluir sobre a base teórica.
Materiais empregados:
Fonte; Multímetro; Resistores; Fios de ligação.
Procedimentos e resultados:
Os experimentos consistem em montar circuitos em série e em paralelo a fim de comparar a resistência, a tensão e a corrente em cada circuito. Além disso, os resultados encontrados na prática foram confrontados com os resultados teóricos. A resistência elétrica é uma grandeza característica do resistor que mede a dificuldade que os átomos oferecem à passagem da corrente elétrica.
A tensão é a diferença de potencial elétrico o qual mede o trabalho que a força eletrostática realiza para levar uma carga de uma extremidade à outra do condutor, a tensão é essa força responsável por tal movimentação, ou seja, a tendência que uma carga tem de ir de um ponto a outro. E a corrente elétricaconsiste no movimento ordenado das cargas em um condutor, quando estes apresentam uma diferença de potencial em suas extremidades,tal movimento tende a restabelecer o equilíbrio quebrado pelo campo elétrico ou outros efeitos (atrito, luz, etc...).
Em cada circuito foram utilizados três resistores, sendo R1=100Ω, R2 =100Ω e R3 =22 Ω.
Experimento 1: Circuito em série.
Resistência:
Para medir a