PRÁTICA DE TEXTO
Palmas, 11 de março de 2014.
Leitura e Prática de Produção de Texto – Professora Maria Alice Descardeci
Aluna: Yane Ulisses de Freitas – Mat. 2013218908
Prática de Texto – para estudantes universitários de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, aborda de forma objetiva maneiras de trabalhar com a linguagem escrita tratando de assuntos ligados à gramática tangendo a linguagem padrão e sobre os fatores externos da aprendizagem tangendo a variedade linguística, considerando o veículo, destinatário, oralidade e intenção. Os autores utilizam textos auxiliares e exercícios referenciados para fixação das explicações dentro dos capítulos levando em conta as características da língua portuguesa utilizada pelo brasileiro.
Analisando de maneira geral, o livro divide a linguagem, para compreensão, em oral e escrita, discorre sobre a necessidade da utilização para criação e manutenção de relações, observando a variedade dos termos e formas de aplicação, possibilitada por experiências, a princípio, e que futuramente se tornam de domínio comum ou não. Discorre sobre os elementos necessários para compreensão das ideias expostas pelos signos, sobre a busca natural pelos seus sentidos e em um capítulo em suma, trabalha a questão sinais/significado.
Expõe a preferência pelo que é escrito em detrimento do que é dito, nesse ponto onde a maioria das pessoas desconsidera, erroneamente, o fato de que a escrita é consequência da fala e que mesmo quem não recebe instruções consegue se comunicar, fato que nem sempre acontece com a escrita. Um fator não deve desmerecer o outro, observando a diversidade de tipos existentes no Brasil. No que toca à expansão do ensino, comenta a maneira equivocada com que a educação é tratada e trabalha em cima do erro, que vai desde ortografia a falta de estrutura no sistema, apresenta causadores e consequências.
Os autores conseguem de forma extremamente simples e didática, compactar anos de estudos sobre