Prática de Química
INTRODUÇÃO
Toda solução possui certo grau de concentração. Concentração é a relação entre o soluto e o solvente, ou mesmo com a solução. Esta relação pode ser expressa de diversas maneiras; no entanto, utiliza-se para a primeira parte deste experimento, que é a preparação de duas soluções, a seguinte relação:
Soluções ácidas conduzem corrente elétricas e reagem com metais, podem ser, por exemplo: a maçã, as uvas o vinagre e o leite. Dentro do laboratório as soluções ácidas estão presentes nas seguintes soluções: H2SO4 (ácido sulfúrico ) HCL
(ácido clorídrico) HNO3 (ácido nítrico).
Soluções alcalinas conduzem corrente elétricas e podem ser identificadas pela cor, podem ser, por exemplo: lichia e pasta de dente. No laboratório elas estão presentes nas seguintes soluções: NaOH (hidróxido de sódio) KHO (hidróxido de potássio) e MgHO2 (hidróxido de magnésio).
OBJETIVO
Predispor uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) e obter o resultado para preparar 250 ml de uma solução com 0,1 m de NaOH e uma solução de ácido clorídrico (HCl) para obter o resultado necessário para dispor 500 mL de HCl de uma solução com 0,1 m de HCl. Em ambas as soluções utilizar a fórmula da concentração molar: M = .
MATERIAIS E MÉTODOS
Balão volumétrico – 250 e 500 mL
Bastão de vidro
Béquer – 80 mL
Frasco plástico
Pipeta volumétrica – 10 mL
Procedimento experimental
1) a) Preparo de 250 mL de solução de NaOH 0,1 M
1000 mL – 1L
250 mL – x
X = 0,250 L
M =
0,1 mol/L = = 1g
Foi solubilizado com o auxílio de um bastão de vidro 1,038 g de NaOH em 50mL de água destilada em um béquer de 80mL e entornou-se a para o balão volumétrico de 250mL, completando a solução com água destilada, homogeneizando e transferindo – a para um frasco plástico.
Em seguida, o frasco plástico foi rotulado, com os seguintes dados:
- substância: NaOH
- concentração: 1,038 g de NaOH em 250 mL de água